sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Voluntários da Leitura

Apresentamos hoje um projeto extremamente interessante no âmbito da promoção do livro e da leitura.

Este projeto tem por objetivo a constituição de uma equipa, a nível nacional, de voluntários que se disponibilizem para, após formação, dedicar algum tempo à leitura.



Paaso a transcrever mais algumas informações, constantes no portal deste projeto:


Missão
O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI - FCSH- Universidade Nova de Lisboa e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.
Propõe-se lançar novas iniciativas e aprofundar os efeitos das que já existem, congregando em rede cidadãos e instituições e potenciando parcerias internacionais.
Conta com a participação da Fundação Calouste Gulbenkian, da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, do Montepio Geral e da Associação Pela Leitura e trabalha em articulação com o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Rede de Bibliotecas Públicas.
Objetivos centrais
Apoiar iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações na captação e no enquadramento de voluntários de leitura.
Estimular a adesão de voluntários através de uma plataforma digital que facilite inscrições e funcione como instrumento congregador entre voluntários e profissionais.
Disponibilizar informação e apoio técnico e científico sobre o valor e a prática do voluntariado de leitura.
Assegurar recursos de formação a voluntários, bem como a responsáveis pela gestão de programas de voluntariado.
Realizar investigação sobre o impacto das ações de voluntariado no desenvolvimento da literacia e na consolidação dos hábitos de leitura de crianças e jovens.

Papel dos Voluntários de Leitura
Os voluntários de leitura são pessoas que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para promover o prazer de ler. Podem ler em parceria com uma ou duas crianças, ler em voz alta para um grupo ou uma turma de crianças ou jovens, ou realizar outras actividades em escolas, bibliotecas ou outras instituições.
Trata-se de uma atividade agradável, acessível a qualquer pessoa, e com efeitos inestimáveis no desenvolvimento intelectual dos beneficiários.
Tornar-se voluntário de leitura é uma forma de envolvimento cívico que promove as potencialidades das novas gerações.
Em Portugal, o voluntariado de leitura está ainda numa fase inicial, mas as organizações que têm acolhido este tipo de intervenção são testemunhas dos efeitos positivos no desenvolvimento educativo e cultural dos beneficiários.

 

Juntos podemos pôr o país a ler mais e melhor!

Brochura Digital sobre o projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário