sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FalarSobreCancro.org

Apresentação

O FalarSobreCancro.org é um site público, livre e gratuito, que tem como objetivo ser um meio privilegiado de acesso ao conhecimento e à troca de experiências entre a comunidade oncológica, nomeadamente, doentes, familiares, amigos, profissionais de saúde, investigadores e voluntários.
Através desta plataforma, pretende-se que cada cidadão tenha a possibilidade de construir livremente a sua rede de informação e contactos de acordo com as suas próprias necessidades. Com este projeto, queremos contribuir para a construção de um tecido social de maior solidariedade e cidadania.

Âmbito do projeto

Este projeto nasceu no âmbito do doutoramento de Nuno Duarte Martins, que estudou o trabalho de comunicação (design, imagem e interação) de cidadãos e instituições na luta contra o cancro através dos media participativos online. O FalarSobreCancro.org é uma nova fase da investigação, centrada no estudo de uma solução prática que ajude a comunidade oncológica na luta contra a doença. O trabalho está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores das áreas do Design de Comunicação e da Informática, pertencentes ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, à Universidade do Minho, ao ID+ e ao INESC TEC.

Parceria com o Instituto Português de Oncologia do Porto

Este projeto tem como principal parceiro o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). Conjuntamente com os clínicos e doentes deste hospital, está a ser desenvolvido um trabalho cooperativo e contínuo de estudo, testagem e avaliação de soluções para esta plataforma web, que apoiem os cidadãos que se relacionam direta ou indiretamente com a doença oncológica.
O IPO-Porto não tem qualquer responsabilidade relativa aos conteúdos publicados no site, à exceção daqueles produzidos e assinados por profissionais da instituição, decorrentes de assuntos que estejam a ser abordados pelos utilizadores de forma recorrente, não sendo respondidas questões particulares dos utilizadores. Não é função do IPO-Porto monitorizar a infração dos parâmetros enunciados nos critérios de publicação ou mediar as publicações dos utilizadores da plataforma. O apoio do IPO-Porto é, ´por isso, uma consequência da perceção de que o FalarSobreCancro.org poderá ser uma mais valia para todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos neste projeto. A missão do IPO-Porto é, neste contexto, prestar um serviço de informação à população.

Política do site

A essência do FalarSobreCancro.org é a partilha livre entre toda a comunidade oncológica. Os conteúdos informativos expressos nos artigos e comentários são da responsabilidade dos seus próprios autores.
Os conteúdos clínicos e científicos só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados, no entanto, a natureza dos mesmos é exclusivamente informativa e educativa. Por esse motivo, é absolutamente desaconselhável a sua utilização para autodiagnóstico. O site não tem o objetivo de substituir a conversa e o aconselhamento médico, mas apenas complementá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário